Alimentação – Porque tem coisas que #sómãe faz

Quem acompanha o blog sabe que eu sou encanada com a alimentação do Benjamin. Eu não tenho e nunca tive uma alimentação saudável, mas prezo pela alimentação do meu filho.

Uma das coisas que o meu trabalho me proporciona é a oportunidade de participar de eventos interessantes. Os que mais gosto sempre são aqueles cujo assunto possa ampliar meus horizontes. Sempre aprendo em todos. Quando o assunto é alimentação e saúde me pego pensando o quanto nós mães e pais sabemos tão pouco sobre o que é ou não saudável para nossos pequenos.

E quem acompanha a fan Page do Bossa Mãe sabe que nos últimos dias a minha paranoia sobre alimentação voltou a me atazanar (a história do Benjamin não comer certos alimentos antes de dois anos).

Hoje estivemos no evento da Ninho Fases. O assunto abordado não poderia ter vindo em tão boa hora: a formação da flora intestinal do bebê. O Dr. Aderson Damião, gastroenterologista, confirmou o que já ouvi outras vezes. A formação da flora intestinal se estabelece nos primeiros dois anos de vida, portanto, as escolhas alimentares nesse período são determinantes e podem trazer consequências para a vida toda.

A maior parte das células de defesa do nosso corpo está no intestino. E quando nossa flora (ou microbiota – novo termo utilizado para “flora”) intestinal está equilibrada, os micro-organismos benéficos que moram no intestino se comunicam com essas células de defesa, fazendo com que elas produzam mais enzimas e anticorpos. Tudo que as crianças necessitam!

Por isso é importante uma alimentação rica em Prebióticos – fibras alimentares que servem como base para os micro-organismos benéficos do intestino. Os Prebióticos estimulam o crescimento e ativam o metabolismo desse grupo de bactérias amigas, que possibilitam modificações na composição e no funcionamento da flora intestinal, contribuindo para o equilíbrio.

Quer saber um alimento rico em Prebióticos? Chicória! Plenamente realizada é a mãe daquele molequinho, que todas nós conhecemos. Ele chega ao supermercado e faz o maior escândalo: “Mãe, compra chicória. Eu quero Chicória, CHI-CÓ-RIA, CHI-CÓ-RIA!”. Mas o mundo real não é perfeito e dentro das escolinhas então…

A Nestlé nos apresentou o Ninho Fases 1+. Eu já conhecia, afinal é o leite que o Benjamin toma desde que completou um ano de idade. A pediatra dele até liberou o leite de vaca, mas continuamos com o Ninho Fases. Além de ser um composto de fibras prebióticas, possui proteínas, é fonte de cálcio, zinco, vitamina C, D e E , tudo que contribui para uma alimentação equilibrada neste período da vida da criança, ele pode ser oferecido até os três anos de idade. Então mantemos.

Curiosidades:

– O evento foi na cozinha experimental da Nestlé. Muito linda! Um sonho!

– Os produtos da linha Ninho Fases são classificados como compostos lácteos, por se tratarem de produtos resultantes da mistura do leite com ingredientes não lácteos (como as fibras prebióticas e óleos essenciais). Essa denominação é aplicada em virtude dos ingredientes adicionados, que visam contribuir para a ingestão de nutrientes importantes para o crescimento e desenvolvimento na infância;

– A Nestlé apoia o aleitamento materno até os seis meses ou mais. Porém, entende que nem sempre é possível seguirmos com a amamentação, principalmente quando nós mamães voltamos a trabalhar;

– Para ajudar as mamães que buscam informações para alimentar corretamente seus filhos durante o período de crescimento, ajudando com a nutrição necessária para que as crianças se desenvolvam de forma apropriada, a Nestlé desenvolveu o site “Começar Saudável para Viver Saudável” (http://www.nestle.com.br/comecarsaudavel/home.aspx). Lá você encontra informações sobre o perfil nutricional dos produtos da Nestlé, dicas, receitas, orientações da sociedade brasileira de pediatria e um espaço para trocar experiências;

– No evento, foi apresentado para todas as mamães blogueiras a campanha #sómãe. A campanha é singela, mas de uma sabedoria infinita, traduz perfeitamente o que eu sempre falo: ninguém faria pelo meu filho o que eu sou capaz de fazer. A Nestlé e você, mãe que me lê agora, sabem o motivo. Porque #sómãe faz!

Deixe um comentário

Deixe um comentário

