Dicas simples para mamães de primeira viagem

Todo ano nessa mesma época maridão viaja a trabalho e consequentemente, fico sozinha com o Benzoca. Ano passado contei a experiência AQUI. Esse ano não fiquei tão ansiosa, nem lembrava desse meu medo do meu Ben acordar de madrugada (e adivinhem….na primeira noite, de domingo para segunda, às 3:45 ouço uns gemidos, acordei e pensei “não é possível que Benjamin vai fazer isso comigo!!!” Ele SEMPRE dorme a noite inteira, quando estou sozinha ele resolve se rebelar. Mas ele continuou dormindo, ufa…).

No domingo achei estranho a ausência do marido. Na verdade, todos os dias sem ele tem sido meio esquisito, a casa fica silenciosa, embora o molequinho que aqui está ao meu lado nesse momento, não para um minuto sequer e não desliga o aparelho de som – ele realmente veio para enfeitar a minha vida. Mas dessa vez estou achando mais tranquilo e acho que se deve a experiência adquirida nesses quase dois anos de vida do Benzoca.

Mas o que andei pensando hoje logo que acordei é como somos cruas quando nos tornamos mães de primeira viagem. Ninguém e, não existe nenhum manual, que dê dicas práticas de como ficar sozinho com um bebê, algo do tipo “Dicas práticas para facilitar a vida”. Eu aprendi muita coisa na prática e aqui vou citar algumas coisas para ver se ajuda também a vida de outras mães de primeira viagem.

Como tem sido minha rotina e organização nesses dias sozinhas:

Quando chego a noite em casa, guardo o carro na garagem antes mesmo de entrar em casa. Benjamin geralmente dorme quando estamos quase chegando em casa, retiro tudo do carro, inclusive ele é quando ele acorda. Aproveito que ele está sonolento, preparo um leite e enquanto ele toma, sigo com as seguintes tarefas:

– organizo a mochila para o dia seguinte, uniforme, pijama, arrumo o berço e minha cama para a hora de dormir (levo uns 10 minutos). Deixo, inclusive, fraldas separadas, pomada e lenço umedecido tudo a mão;

– Benjamin tem 4 mamadeiras, quando ele termina de mamar, esterilizo todas enquanto troco o jornal do banheirinho da Capitu, coloco comida e água pra ela, lavo a louça da noite anterior (são 8 minutos para esterilizar);

– Depois preparo o banho do Ben. Como dou banho nele numa espécie de banheira – só que não, deixo enchendo com água enquanto arrumo a lancheira dele para o dia seguinte e tiro a roupa dele. Vamos juntos para o banho. Dou banho nele e o deixo brincando na água, enquanto tomo meu banho. Deixo no banheiro o meu pijama, isso facilita na hora de sair – antes de tirá-lo da água eu me enxugo, coloco a roupa e enxugo o banheiro, depois eu tiro o Ben, o enxugo no banheiro mesmo e vamos para o quarto;

– Troco o Benjamin e descemos para a sala e brincamos com tudo pronto para dormir e para sair no dia seguinte (até aqui levo uns 40 minutos para realizar todas essas tarefas citadas acima). Antes de dormir eu faço um leite para ele e aproveito e deixo uma mamadeira semi pronta para quando ele acordar no dia seguinte. Semi pronta = mamadeira com água na medida certa. Também deixo o porta leite preenchido com as doses de leite em pó, assim basta pegá-lo e colocar o leite na mamadeira. O marido às vezes deixa o leite pronto, pode ser mais prático, mas eu gosto de comer e beber tudo fresco, então prefiro fazer o leitinho do Ben na hora que ele for tomar;

– Pela manhã, eu tomo banho antes do Benjamin acordar (sim, na sorte, porque não dá para controlar, amanheceu ele pode acordar a qualquer momento). Antes de entrar no banho, misturo o leite em pó na água da mamadeira e ao sair do banho, esquento 30 segundos no microondas e levo comigo pra cima. Nisso, o Ben já está acordando. Ou ele acorda e eu entrego a mamadeira e enquanto ele mama eu me arrumo ou ele continua dormindo e dá tempo de me arrumar antes dele acordar. As duas opções aconteceram.

Essas dicas podem parecer simples e básicas, mas são essas pequenas coisas que tem facilitado o meu dia-a-dia sozinha com o Benzoca.

Ah, quando eu arrumo tempo para escrever no blog? Ontem eu escrevi no carro durante um trabalho externo que fiz (estava com motorista). Hoje escrevo em intervalos e rapidamente aqui de casa, depois de ter feito tudo isso aí de cima. E Benjamin está aqui acordado, mas agora eu vou fazer ele dormir porque já está tarde.

*

Rapidamente, quero agradecer o carinho e os comentários no post de ontem. Não sou e nem gosto de me lamentar, mas às vezes a gente se sente mais fragilizado não é?! Todos os recadinhos me fortaleceram e me fizeram sentir menos só, já que maridão não está aqui. Obrigada! Super beijo

Post anterior
Deixe um comentário

1 comentário

  1. Que engraçado, sua dinâmica com o Ben é muito parecida com a minha pára quando meu marido viaja e nas terças e quintas que ele tem aula de noite! A diferença é que não ando tendo muito tempo para escrever no blog, mesmo estando em casa grande parte do dia, como estou estudando para um concurso publico e estou resolvendo algumas coisas da casa e do Joaquim durante o dia o tempo esta bem curto!

    Responder

Deixe um comentário

