Dia Mundial de Conscientização do Autismo

É amanhã, mas quero antecipar um convite.

Dia 2 de abril, é o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, data decretada pela ONU.

Eu acredito que todos os dias somos agraciados por um acontecimento que pode mudar o nosso dia, o nosso jeito de pensar, algo que nos faz crescer como seres humanos. Pode ser um simples gesto de alguém querido ou até mesmo um desconhecido, pode ser o canto de uma passarinho ou uma música, pode ser o fato de conhecer uma pessoa com uma história diferente – esse acontecimento muitas vezes eu enxergo como um presente.

Na semana passada eu conheci uma pessoa dessas. Alguém enviado pelo universo, anjos, sei lá. Alguém para dar um desses chocalhos que muitas vezes precisamos na vida. Conheci a Andréa, mãe do Théo, que escreve no blog Lagarta Vira Pupa. Em seu blog, Andréa registra as realizações e as superações do Théo, um menininho lindo autista.

Autismo é um transtorno neurológico que afeta o desenvolvimento do cérebro em três áreas: 1. dificuldade de interação social; 2. comunicação verbal e não verbal; 3. comportamentos repetitivos.

O Autismo pode se desenvolver no cérebro muito cedo, mas os sinais se tornam perceptíveis aos 2 anos de idade. No encontro onde conheci a Andréa, ela comentou que pediatras não conseguem fazer esse diagnóstico precocemente. Muitas vezes nem diagnosticam, porque a maioria não tem essa preparação. É preciso procurar um profissional específico, um neurologista, posteriormente um fonoaudiólogo.

Pesquisas mostram que o autismo é mais comum do que se imagina. Nos EUA, por exemplo, mais de 2 milhões de pessoas são afetadas. No Brasil, é o mesmo número.  A ONU estima que no mundo todo são 70 milhões de pessoas com autismo. Para se ter uma ideia, por ano, mais crianças são diagnosticadas com autismo do que com diabetes, câncer e AIDS, juntos.

Estudos também apresentam que o autismo é quatro a cinco vezes mais comum em meninos do que meninas. Estima-se quatro meninos para uma menina. Por isso, a cor azul, é considerada a cor do autismo. O meu convite é para que vocês, leitores do Bossa Mãe, amanhã (02/04) vistam azul. A ideia é conscientizar a população sobre o autismo.

Vista azul e poste uma foto em suas redes sociais. Quem quiser, envie sua foto, com nome, para o e-mail bossamae@gmail.com, ao longo longo do dia, eu postarei na fan page do Bossa Mãe, no Facebook.

Se cada um contribuir um pouquinho, nem que seja com um simples gesto, podemos fazer do mundo um lugar melhor.

*

Minhas fontes:

http://www.lightitupblue.org/Markslist/showHomePage.do

http://www.autismspeaks.org/what-autism

http://corautista.org/brasil-destaque-no-mundiial-do-autimos.html

http://www.revistaautismo.com.br/diamundial

E não deixe de conhecer o blog Lagarta vira pupa.

Anúncios
Deixe um comentário

1 comentário

  1. Oie, Gabi! Muito obrigada pelo carinho e por abraçar a causa de uma forma tão legal!
    Bjo grande pra vc

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: