O que era doce acabou…

E o ano começou! Não é o que diz o povo brasileiro? “O ano só começa depois do Carnaval”. Pois bem, então o ano começou cedo este ano. Carnaval acabou e ainda estamos na metade do mês de fevereiro, geralmente o carnaval acaba e pronto já adentramos em março

É tradição passar o Carnaval no Rio de Janeiro. Eu sempre passei. Primeiro com as amigas, depois com o namorado que posteriormente virou marido e agora com Benzoca. Ano passo ele ficou doente lá no Rio mesmo e não pude sair com ele de casa. Este ano já pudemos curtir o clima carnavalesco da cidade.

image

Esse período de Carnaval já é curto, com criança fica menor ainda. Antes, íamos na sexta à noite, encarávamos a estrada de madrugada. Mas com a chegada do Benjamin isso ficou inviável. Não tenho mais coragem de pegar a estrada de madrugada. Acho que nem é uma questão de coragem, mas sim de bom senso. Pode acontecer um monte de coisa desagradável que com bebê pode ficar pior ainda.

Então decidimos ir no sábado bem cedinho. Mas ninguém acordou bem cedinho e acabamos saindo de casa umas onze e pouco. Chegamos às 17:00 no Rio de Janeiro e ainda deu para aproveitar o final do sábado.

Domingo fomos para a praia do Leblon. Estava uma delícia! Benjamin se esbaldou na sua piscininha. E no final do dia fomos para o bloco ‘Simpatia é Quase Amor’, em Ipanema. Primeiro Benjamin estranhou, se sentiu pouco a vontade, olhava com uma cara de “o que esse povo maluco está fazendo, porque todo mundo está tão colorido, porque todo mundo tá se agarrando tanto com esse calor, e essas roupas engraçadas, e porque as ruas estão tão sujas???!!!” . Mas logo ele se soltou. E se divertiu.

Foi o único bloco que pegamos. No restante do Carnaval ficamos na praia. Isso porque antes tivemos alguns contratempos. Rio de Janeiro estava completamente lotado. Eu diria lotação máxima. E a praia, por incrível que pareça, era o lugar menos cheio, com menos restrições, menos proibições.

Há anos eu passo o carnaval no Rio de Janeiro e não é porque agora tenho um bebê que achei isso, mas de fato a cidade estava insuportável. O que mais me chamou a atenção foi o funcionamento do metrô. Elevadores e escadas rolantes totalmente parados. Absurdo! Filas quilométricas para entrar nas estações. Não tinha fila preferencial para entrar nem para comprar bilhetes. Um guarda do metrô foi altamente grosseiro comigo afirmando que no Carnaval não tinha fila preferencial.

Quer dizer que grávidas, pessoas com crianças de colo, idosos, deficientes físicos não podem curtir o carnaval?! Ou melhor, podem, mas sem usufruir os seus direitos. Imagino que deve ter muita gente folgada que usa criança como desculpa para furar fila e comprar bilhete, mas escada rolante é direito de todo usuário de metrô! Isso é básico. Eu fiquei me perguntando como um cadeirante desacompanhado desceu até a plataforma com elevador e escada rolante sem funcionar…

Só uma palavra define meu sentimento com relação ao metrô no Rio de Janeiro neste Carnaval: LAMENTÁVEL!

A partir daí encaramos as ruas cheias, mas de carro. Já que era para encarar a multidão que fosse no conforto do nosso automóvel. Depois de um dia pagarmos um valor exorbitante pelo estacionamento, nos outros tivemos muita sorte e conseguimos parar na rua mesmo, super próximos da barraca em que ficamos, no Leblon.

Resumidamente esse foi o nosso carnaval. Benzoca se divertiu, mas não foi dessa vez que pisou na areia. Levamos meu Ben no Baixo Bebê, no Leblon. É uma área com brinquedos destinada aos bebês e crianças, tem até fraldário! Os olhos dele brilharam ao ver aquelas casinhas que imitam castelinhos, aquele monte de escorregas, mas em sua primeira tentativa de escorregar, o rosto dele se transformou quando já na descida viu que ia cair na areia. Ele queria brincar em tudo, mas não queria sair do meu colo.

Foi um carnaval diferente. Muita novidade para o pequeno Ben. Cheio de encontros e desencontros. Uma briga boba no final entre pai e filha. E o carnaval acabou. Tudo tomou seu lugar….

Deixe um comentário

Deixe um comentário

