A higiene dental dos pequenos

Eu tenho preguiça de escovar os dentes, acho que era a coisa que eu mais detestava fazer quando criança. Assim como tenho preguiça de ir ao banheiro pra fazer xixi. Eita que eu sou uma pecadora fervorosa! Mas sei o quanto é importante a higiene bucal, então dou um chega pra lá na preguiça e cuido muito bem da boquinha linda do meu Ben (e da minha também, que não fique dúvidas) e quando a preguiça não desgruda de mim, peço pro maridão dar conta do serviço.

A criança não vai gostar, vai chorar, reclamar, mas os pais não podem desistir. Nunca!

Os dentes do Benzoca explodiram cedo, mas nada anormal. Aos 4 meses desapontavam os dois dentinhos de baixo. Aos cinco os outros dois de cima. E daí em diante não parou de aparecer dentes naquela boquinha linda de mamãe. Em seu aniversário de um ano, não bastasse ter todos os dentes da frente, ele era um bebê com dentões (e eu pedi tanto que se puxasse algo de mim, não fossem os meus defeitinhos).

DSCN2723

A pediatra orientou a higienização bucal desde cedo: antes de dormir, para tirar o excesso do leite, foi indicado limpar a boquinha dele com uma gaze. Assim que os dentes nasceram, ela indicou usar a dedeira – o que em minha opinião era difícil, diferente da escova de dente, Benjamin se recusava deixar colocar aquilo em sua boca.

Mas logo em seguida iniciamos com a escova de dente. Não tivemos dificuldade nenhuma. No começo, claro, Benzoca queria pegar a escova da nossa mão e fazer sozinho. Mas logo consegui levá-lo a base de negociação. Primeiro eu escovo os dentes dele, enquanto ele abre a boca e faz “aaaaaahhhhhh”. Em seguida, lhe entrego a escova para ele fazer sozinho. Enquanto isso, estou escovando os meus dentes na frente dele. Depois damos “tchaaaaau, escova”. Ele não chora, não berra, não faz manha.

Desde quando entendeu o processo, ao entrar no banheiro ele quer abrir o armarinho e pegar a escova. Se vê alguém escovando os dentes, quer escovar também. Bingo! Conseguimos criar o hábito, pelo menos por enquanto.

Existem escovas de vários tamanhos e o ideal é usar a mais indicada para a idade do bebê. Existem também de vários preços, mas sugiro escolher uma boa marca, pois o bebê morde, podem sair cerdas na boquinha. Além disso, não dá pra achar que vai usar por três meses a mesma escova! Pode colocar na planilha de gastos, vai uma por mês, a escova fica toda descabelada, feia mesmo. Ah, tem também o creme dental, não pode conter flúor!

É primordial higienizar a boquinha da criança desde cedo. A Dona Cárie não vê idade, nem coração. Viu uma boca suja, ela pula dentro. E em curtíssimo tempo faz um estrago. Não adianta nada não usar chupeta, mas não cuidar dos dentes. Sem contar o hálito…tem coisa mais gostosa que aquele hálito cheiroso e gostoso da boquinha do nosso filho?! Segredinho: eu adoro me aproximar e dar um cheirinho na boquinha do meu Ben enquanto ele dorme.

Para indicar como cuidar da boquinha do ser mais delicioso das nossas vidas, convidei a dentista-mãe-blogueira Nívea Salgado, do blog Mil Dicas de Mãe. Confira:

Durante minha vida profissional, ouvi de inúmeras mães que a preocupação com os dentes dos bebês era infundada, afinal eram dentes de leite que seriam trocados pelos permanentes mais tarde. Então vamos esclarecer a questão: a condição de saúde bucal do seu filho no futuro começa a se definir já na primeira infância, pois os dentes de leite são guias para a erupção dos permanentes. Mais do que isso: quando um dente permanente erupciona em uma boca limpinha, há muito mais chance de continuar saudável; mas se quando aparece encontra uma boca cheia de placa bacteriana capaz de provocar cárie, coitadinho! São grandes as chances de apresentar uma cavidade em poucos meses! Por isso a higiene da boquinha do bebê deve começar antes mesmo do aparecimento dos primeiros dentes de leite. Vamos ver como?
• O ideal nos primeiros meses é utilizar uma gaze embebida em água filtrada para limpar a mucosa da boca do bebê (passe-a delicadamente na gengiva, no lado interno das bochechas e na língua após as mamadas, para que não haja acúmulo de leite).
• Nessa mesma fase você pode usar uma dedeira bem macia para fazer a higiene da boquinha. Além de limpar, é interessante porque massageia a gengiva e alivia o incômodo do bebê durante a erupção dos primeiros dentes.
• Você pode continuar a usar a gaze ou a dedeira durante a erupção dos primeiros dentinhos (incisivos centrais e laterais). Quando os molares aparecerem, é hora de trocá-las por uma escovinha infantil.
• Não use creme dental para escovar os dentinhos do bebê, ou use uma marca sem flúor. Os bebês dessa fase não conseguem cuspir e poderão apresentar um problema chamado fluorose dentária se ingerirem com frequência o creme dental fluoretado. Até porque a remoção da placa bacteriana é feita fundamentalmente pela escova, e não pela pasta de dente.
• Por volta dos dois anos, é interessante iniciar o uso de um creme dental infantil (que tem uma concentração de flúor mais adequada à criança do que o convencional). Coloque uma quantidade mínima na escova (o suficiente para dar uma leve cor às pontas das cerdas) e, aos poucos, ensine seu filho a cuspir.
• Se seu filho resistir à escovação, leve-o para escolher a escova de dentes (há modelos bem bonitinhos, que ajudarão a incentivá-lo!). Outra dica boa é contar histórias durante a escovação, pois eles esquecem da manha e se distraem (enquanto isso você escova tudinho!)

Deixe um comentário

1 comentário

  1. Aqui também criamos esse hábito! Se ele entra no banheiro a primeira coisa que faz é pegar a escovinha! 🙂
    Os dentinhos do Ben são um charme!
    beijooos

    Responder

Deixe um comentário

