Respeito também tem sabor

“Cuidado com o sabor da autoridade”.

“Nunca me esqueci dessa frase. Não acho que corra exatamente o risco de me deixar seduzir pelo poder da autoridade que a maternidade me dá, pois sou até meio banana, mãe facilmente dobrada por olhinhos pedintes, mas sinto que corremos, todas nós, o grande perigo de automatizar o “faça o que eu digo” na força implácavel do cotidiano. “Não mastiga de boca aberta!” “Tomou banho direito” “Dá a descarga!” “Amarra o cadarço!” Se não cuidarmos, passamos o dia, literalmente o dia inteiro, assim. Não há quem aguente. Nem nós.”

A dica foi de uma amiga e a lembrança é de Denise Fraga. Eu também nunca esqueci esse relato, na crônica “Calo de mãe”, em seu livro Travessuras de Mãe.

Acho que o conselho vai além do automatizar o “faça o que eu digo”, mas também ao respeito que devemos ter pelo filho e a forma como falamos com ele na frente dos outros – e aí acho que inclui a escolha de limites aplicável.

Falar “desce daí” “vai cair” o instante todo sem fazer nada para criança descer não vai adiantar muito. Assim como vai adiantar menos ainda dar uma bronca depois que ela cair e se machucar.

“Ah, que feio esse bebê chorando” também não é legal dizer para criança seja sozinha com ela ou na frente dos outros. Não é a criança que deve ser criticada e sim o comportamento.

O que dizemos influi no sentimento do outro. Temos que tomar cuidado com o que falamos, e principalmente, com a forma que falamos.

É preciso ser razoável.

Usamos mais a autoridade de pais do que o respeito – esse é bem mais fundamental. É o respeito que transmite segurança, afeto e, é também o que precisamos ensinar aos nossos filhos: respeitar o outro.

Deixe um comentário

1 comentário

  1. Terrible Twos – Quando as crianças ficam agressivas « bossamae

Deixe um comentário

