Pequena nota sobre manha

Eu disse ontem, que na semana passada saímos e Benzoca ficou sob os cuidados da minha tia Rosana e da Lilian. Ele está numa fase que se vê alguém próximo à porta de saída, quer ir junto passear. Todas as vezes ele vai junto, ou seja, ele nunca viu a gente saindo sendo que ele tivesse que ficar e nunca fizemos um teste pra ver qual seria a reação dele (exceto no berçário, mas não conta). Na noite da balada, armamos uma saída clandestina. Ele já estava todo entretido na bagunça, no quarto da tia Sofia quando aproveitamos para fugir.

Ao fechar a porta, meu coração ficou pequenininho. Imaginei ele voltando pra sala vazia, fazendo o gesto com as mãozinhas e perguntando “cadê?”. No dia seguinte, tia Rosana me revelava que ele nem se deu conta da nossa falta. Ele tinha ficado ainda por muito tempo no quarto e só bem depois foi pra sala, mas sem se dar conta da falta da nossa presença.

Tia Rosana sempre fala “como Benjamin é bonzinho!”. Ele é até demais. Mas como já disse, férias e manha não combinam. Como temos passado mais tempo com ele, dá pra perceber que chegou uma das fases mais temidas pelos pais. Eu concluo três coisas. Uma: manha é a forma que eles encontram para se expressar – normal na idade do Benzoca, que ainda não sabe se comunicar bem com  palavras. Duas: é o jeito mais fácil de chamar atenção dos pais – normal em qualquer idade, quando não sabem e quando já sabem falar todas as palavras (o fato é que mesmo sabendo pronunciar palavras e formar frases com síntese e tudo, as crianças tem dificuldades de colocar pra fora seus sentimentos).

Benjamin ficou bonzinho com tia Rosana e tia Lilian. Não sentiu nossa falta, não chorou nenhuma vez, não deu ataque de teimosia (do tipo jogar alguma coisa no chão), não ficou proliferando a palavra “não” aos quatro cantos, não fez um pingo de manha….muito pelo contrário. Ele cantou, dançou, ouviu história, esbanjou só sorrisos, beijos, abraços e dormiu (teve certa dificuldade para dormir, que segundo a tia Rosana, se resolveria com chupeta. Mas aí eu acho que era a falta dos pais).

Minha terceira conclusão é: os pais estragam (inconscientemente) os filhos. Não estou falando de não fazer todas as vontades dos filhos. Aqui em casa a gente não faz, mas algumas vezes abrimos pequenas concessões, principalmente agora que estamos de férias. Mas também tem o fato de querermos aproveitar esses instantes que estamos com ele. Às vezes me parece que os filhos tem poderes sobrenaturais. Eles sabem o que pensamos e como vamos agir diante determinada situação. Os filhos fazem e conseguem de nós o que quiserem. Basta usarem seus poderes.

Deixe um comentário

5 Comentários

  1. Ah, agora também vc poderá constatar, filho só faz manha com os pais. Geralmente, eles ficam ótimos quando cuidados pelos outros até aparecermos no local, mudam do vinho pra água…rs Se ainda não aconteceu com vc, pode esperar, essa também é uma das premissas da maternidade, igual em todas as casas…rsrsrs

    Responder
  2. É verdade, concordo com a Daniela. Já fui babá e sei bem como é. Eles são uns anjos com qq um q não é o pai e a mãe. Uma nova personalidade se instala quando estão sozinhos com os pais. rs

    Mas não entendi pq os pais estragam os filhos! Vc podia se aprofundar neste assunto kkkkk

    Beijos, Gabi e feliz ano novo!!!!

    Responder
    • Ah, Ju, acho que a gente mima, faz as vontades, sem intenção entende?! Vou aprofundar em um novo post, segundo as minhas experiência, ok?! Rsrsrs

      Responder
  3. Mislene

     /  9 de janeiro de 2013

    Criança é o ser mais esperto que existe. Bobos somos nós, pais que ao corrigirmos com uma voz mais firme ficamos arrependidos depois achando que magoamos o serzinho tão inofensivo. Tenho a sensação que eles, desde o nascimento estão a nos estudar diariamente, analisando nossos comportamentos, atitudes… As manhas são, na minha opinião, são ações bem elaboradas as quais eles sabem com quem praticar pra obter o resultado esperado. Por isso não saem por ai praticando com qualquer um.
    Filhos são ótimos,..rs

    Responder

Deixe um comentário

