As dúvidas do maternal

Outro dia uma amiga que acabou de ter bebê pediu dicas de como encontrar o berçário ideal. Eu acho mesmo que o berçário ideal seria aquele projetado por nós – mães. Logo, não existe. Já dei dicas do assunto quando falei: sobre berçários, a escolha do berçário, berçário x babás, dicas para a escolha do berçário, logo quando iniciei o blog, período em que tinha acabado a minha missão de encontrar o berçário “ideal” para o Benzoca.

Um ano se passou e percebo o quanto sabemos tão pouco das coisas. Podemos ter uma ideia, mas nunca estamos preparados o suficiente para determinadas situações. Hoje percebo quanta coisa a mais podia ter perguntado no momento em que conheci o berçário e não perguntei. De fato, tem coisas que só aprendemos na prática, no dia-a-dia mesmo.

Então que na semana passada, recebemos um comunicado informando que meu bebê já não é mais tão bebê. Não dizia bem isso, mas era como se fosse. Em janeiro Benjamin vai mudar para a turma do maternalzinho. Eu já sabia disso verbalmente, mas esse era o comunicado oficial. E nós pais estávamos sendo convocados para a reunião que acontece ainda esse mês, quando seríamos informados sobre as novas rotinas da mudança.

Também já estava me preparando para isso, mas sinto que ainda não é o suficiente. Na verdade, de duas semanas pra cá, algumas coisinhas vinham me desagradando. Comecei a montar um questionário de coisas que preciso saber com relação a nova turma. Toda vez que piscava uma luz, eu anotava. Queria a ajuda de mães e pais mais experientes. Minha lista está assim:

Quais são as atividades (extracurriculares) realizadas?
Dessas atividades quais são as atividades ao ar livre?
Como é estimulada a psicomotricidade do bebê?
A escola aplica alguma religião? Se sim, qual? E a professora tem religião? Qual?
Tem horário da soneca?
Existe alguma roda literária (se a professora lê livros para os pequenos)?
Qual a formação/currículo da professora (ok, o óbvio é ela ter estudado pedagogia, mas vai saber, né?!)?
Como é estimulada a criatividade do bebê na idade do Benjamin (hoje ele está com 1 ano e quase 5 meses, em janeiro estará com 1 ano e 7 meses)?
Como é a refeição (a escola fornece? E como se dá esse momento: é numa mesa, a tia que oferece ou eles passam a ser incentivados a comer sozinhos, etc?)?
Preço de mensalidade (já soube que não haverá redução, mas tentar um desconto está valendo, vai…)?
Calendário escolar?
Uniforme?
Como é feita a integração entre os pais e a escola (porque eu não estou satisfeita com a integração nesse momento)?
Quem pega a criança na porta da escola (atualmente é comum a tia da Educação infantil pegar o Benjamin e eu acho isso errado, se o Benjamin é do berçário quem tem que pegar é uma berçarista até para eu poder enfatizar alguma orientação, além da agenda)?
Como a escola age com a criança que se comporta mal (qual é a disciplina)?
Como a escola pode ajudar a família na educação dos filhos?
Como é feita a interação entre os coleguinhas?
Como é feito a avaliação das crianças, ou seja, se tem algum tipo de relatório a ser entregue nas reuniões para os pais sobre o desenvolvimento do filho?

Estou pensando o que mais posso (e devo) questionar….

Deixe um comentário

3 Comentários

  1. Ai, Gabi, é tão difícil mesmo este momento, né? Achei as suas perguntas super pertinentes e vou me valer delas no momento em que precisar. Acredito que você tenha abordado as principais questões, mas acho que você deve colocar no papel tudo o que te incomoda atualmente a fim de descobrir quais são as perguntas mais importantes para o seu caso, neste momento. 🙂 Em um período mais curto de tempo, comigo aconteceu o mesmo com o Luquinha. Depois que escolhi o berçário que as dúvidas principais surgiram. Acho que é porque a gente não sabe ainda como as coisas funcionam e depois que elas começam a acontecer nós sabemos do que gostamos, do que não gostamos, o que sentimos falta e o que dispensamos. Sei que, hoje, a creche do Luquinha não é a ideal para ele. Mas é a que melhor se encaixa para todos nós. E vamos fazendo as escolhas assim, baseadas no que entendemos que é válido, necessário e no que é o melhor que podemos oferecer. Quando olho para o meu passado e para todas as coisas que me trouxeram e este “meu eu” hoje vejo que a escola ajudou, mas o que realmente me transformou no que sou foi o que vivi em casa, com meus pais, com meus avós, com meus tios e primos. 🙂 Um beijo em vc e no gostosinho do Ben!!!

    Responder
  2. Oii, estou aqui pela primeira vez e achei o blog mto fofo.
    e essas duvidas, ah as duvidas….
    pretendo colocar mnha filha na creche o ano que vem, quando ela estara prestes a completar dois anos, e mesmo sendo formada em pedagogia e saber de algumas coisas eu ainda fco apreensiva!
    Seu bebe vai entrar no maternal na mesma escola? pq se for a rotina dele nao vai mudar muito.
    geralmente os bebes continuam com o horario do banho de sol, mas dessa vez brincam mais com outros estimulos, oq varia mto em cada escola.
    a professora , provavelmente ja deve estar fazendo uma nova adaptacao com os bebes que vao entrar na nova etapa, nada cm que se preocupar.
    de resto, se for na mesma entidade, capaz que continue igual, so mude alguns horarios tipo: almoco mais tarde, soneca so uma vez no dia e geralmente depois do almoco com duracao de 1hra e meia, 2 ou 3 lanches ou alimentacao a cada 2 ou 3 hrs.
    qdo os bebes vao para o maternal eles comecam a ter uma rotina de roda, pra aprender a identificar a letra do nome, ou mesmo para ler livros, cantar, expor o que vai acontecer do dia etc.
    Nao entendi mto bem se vc estava qrendo sugestoes de nós, leitores, mas eu resolvi falar um pouqunho rrsrs.
    Não que o que eu disse seja aplicado igualznho , isso pode variar de acordo com aas escolas >D
    beijos e boa sorte!!

    mamaebebeetc.wordpress.com

    Responder
  3. O berçário ideal é aquele que a intuição te ajuda a escolher!!
    Sobre as perguntas, falta uma importante p vvc fazer:
    – no minimaternal vcs vão continuar dando p o Ben a chupeta do amiguinho?
    Rsrsrsrs brincadeira…
    Bjo!!

    Responder

Deixe um comentário

