Pais de todo o mundo, zumbi-vos.

Eu continuo lendo. A cabeceira está cheia, mas estou lendo… preciso de tempo para escrever sobre o livro e não tenho tido muito. (Vai ser sempre assim?) Sem contar que eu preciso escrever no momento em que termino o livro, quando minha cabeça está fervilhando de ideias e comentários a respeito. E isso estou conseguindo menos ainda….

Mas não podia deixar de registrar minha satisfação por esses livros que menciono abaixo.

A (famosa) frase do título desse post é do pai-jornalista-escritor Renato Kaufmann. Acabo de ler seus dois livros: Diário de um Grávido – homônimo de seu blog e Como Nascem os Pais.

No primeiro, Kaufmann relata como foi receber a notícia de que seria pai, seu pânico e todo o processo até o nascimento de sua filha Lúcia. Faz várias revelações sobre o período da gestação: as consultas no obstetra, a ultrassom, a revelação do sexo (e consequentemente as piadas dos amigos, já que ele no caso virou fornecedor), dá dica valiosas de como não tratar uma mulher grávida (achei ele muito sábio, mas fiquei curiosa por ouvir/ler o relato de sua esposa), o parto.

No segundo, ele relata os desafios dos primeiros dois anos de sua pequena. Como é se tornar pai, participar e se envolver na criação do filho, buscar seu lugar na relação. É incrível como ele descreve muitos episódios, com muitos detalhes e cheio de sentimento paterno. Além de rir muito, eu me emocionei em alguns momentos. Principalmente, porque ler vários relatos do desenvolvimento da sua filha, me fez dar conta de que meu marido (e eu) ainda vai passar por muitos episódios parecidos com nosso Ben.

De forma muito bem humorada (dosagem alta, inclusive! Até agora estou pensando se as notas no rodapé mencionando a editora são de verdade mesmo. Se sim, além de espirituoso, Renato é cara de pau – no bom sentido, se der pra ser), os livros são retratos fiéis do que os homens sentem diante da paternidade. Ao contrário do que achamos, eles são sensíveis, inseguros, temem a transformação, mas sobrevivem a tudo.

A maioria das mulheres ganha algum livro de presente ao falar da gestação, esses dois livros são sem dúvida, ótima sugestão de presentes para os futuros pais.

Título: Diário de um Grávido
Autor: Renato Kaufmann
ISBN: 8588641100
Editora: Mescla
Número de páginas: 112 páginas

Título: Como nascem os pais
Autor: Renato Kaufmann
ISBN: 858864116x
Editora: Mescla
Número de páginas: 208 páginas

Deixe um comentário

Deixe um comentário

