Outubro: mês da luta contra o câncer de mama. Cuide-se!

Precisamos passar por determinadas coisas para ter um olhar novo do mundo. Muitas vezes isso está relacionado com um momento ruim. No meu caso, acho que Benjamin é esse meu olhar novo. Acho que não precisamos esperar um momento ruim para pensarmos sobre a vida. De fato a morte serve de confronto para nos fazer pensar sobre tudo. Mas porque não usar a vida para mudar o que é necessário, buscar os valores e sentido de tudo?

Graças a Deus, a bondade divina, aos astros, não sei a quem, mas graças a uma força maior, não tenho passado por nenhum momento difícil relacionado a doença que tenha me feito a pensar a respeito. Tenho visto acontecer com pessoas próximas, participei de um seminário, toda hora tenho me deparado com uma mensagem. Parece tudo muito subliminar. O fato é que outubro é o mês da luta contra o câncer de mama e quis compartilhar essas mensagens que andaram me rondando.

A gente nunca espera que aconteça com a gente. E pode acontecer com qualquer um. Penso que não precisamos esperar para nos prevenir. Depois que tive filho passei a refletir de maneira mais positiva sobre doenças, no sentido que diz respeito a prevenção. Tem coisas que não podemos evitar, mas podemos reagir a elas. Quero dizer que podemos fazer exames, nos precaver.

Deixo aqui para reflexão algumas das mensagens que achei pertinentes.

Panfleto recebido em um seminário que participei, sobre o que você precisa saber sobre o câncer de mama: Câncer de Mama

Site da AMUCC – Associação Brasileira dos Portadores de Câncer

Vale ler a História do movimento Outubro Rosa

Minha vida com Ailce. A história comovente de uma senhora com câncer raro, acompanhada pela jornalista Eliane Brum.

App da fan page Ministério da Saúde. Faça parte você também dessa campanha. #cancerdemama

Desculpe-me se pareço superficial. Ultimamente tenho me sentido assim. Não tenho conseguido ser objetiva, não encontro formas de dizer e esmiuçar o assunto em sua plenitude, da maneira como eu gostaria. Tenho precisado de muito tempo para refletir e escrever sobre tudo e tempo é uma coisa que não tenho tido para escrever com toda atenção que os assuntos merecem. No entanto, a mensagem que queria deixar é simples: não negligencie sua vida!

São vários tipos de câncer, porém os que mais atingem mulheres são:

Mama – Exames devem ser feitos a partir dos 30 anos.

Útero – Exames devem ser feitos a partir dos 18 anos.

Cólon – Exames devem ser feitos a partir dos 50 anos.

Esses exames devem ser realizados no mínimo uma vez por ano.

Como diz a campanha do Ministério da Saúde: cuidar da saúde é um gesto de amor à vida.

No auge dos meus 31 anos, realizei recentemente o exame de mama.

E você, já fez esse ano?

Deixe um comentário

Deixe um comentário

