Buenos Aires para todos (Parte 2 – Fim dessa, mas o começo de várias outras aventuras)

Então, vamos aos lugares que conhecemos em Buenos Aires…

1º dia: fizemos o reconhecimento territorial do bairro em que ficamos, almoçamos no restaurante Brasas Argentinas, caminhamos e quando demos conta estávamos na Plaza de Mayo, em frente à casa Rosada, a catedral, o Banco de La Nacion. Dali fomos até o Obelisco, a Calle Florida (florida de flor e não Flórida de geografia – piada interna). Voltamos caminhando para o hotel, foi quando passamos por San Telmo.

2º dia: pela manhã fizemos o city tour incluso no pacote, então andamos em todo o centro que já havíamos passado (só que dessa vez debaixo da chuva) e passamos por Palermo, La Boca, conhecemos o estádio La Bombonera, fomos em Caminito.

Os Smurfs vulgo Los Pitufos, na Argentina

À tarde fomos até o El Ateneo Grand Splendid – um lugar que já foi teatro, depois virou cinema e que agora é uma livraria lindíssima, a mais linda do mundo! e ponto turístico de Buenos Aires.  Eu me deparei com essa livraria na Calle Florida e me decepcionei pensando que não era o que eu havia pesquisado. O marido entrou lá e se informou. Aquela era a matriz da livraria. Em 2000 a Grand Splendid foi comprada por uma rede de livrarias. Mas a história do local começa bem antes disso, em 1919, quando o austríaco Max Glücksmann construiu o teatro que se tornou uma grande casa de espetáculos de tango até 1926 quando virou um cinema e permaneceu assim por uns 70 anos. Por lá passaram grandes artistas do tango como Carlos Gardel, Ignacio Corsini e Roberto Firpo.

O lugar é incrível, a única transformação feita foi a troca de poltronas pelas prateleiras de livros. O local onde eram os camarotes se conservou como tal com a diferença de que agora as pessoas vão ali para folhear e ler os livros, sem compromisso de comprá-los. No subsolo fica a seção infantil que é bem acessível para as crianças a partir de 1 ano. Até o palco foi conservado e agora funciona um delicioso café, com piano, mesinhas, um local muito aconchegante. Comi a melhor panqueca de doce de leite da minha vida (e também uma torta de chocolate com cobertura de doce de leite e merengue – bem comilona pra quem não gosta de doce de leite). Foi o lugar que mais me encantou, arrisco dizer que foi o que mais gostei. Nem sei quanto tempo ficamos lá dentro.

A noite fomos para o Cassino flutuante em Puerto Madero. Benjamin não pode entrar (enfim, um lugar onde fomos barrados), mas as pessoas foram muito cordiais conosco e fizemos o seguinte: jantamos na entrada do barco, depois nos revezamos com nosso casal de amigos para entrar, enquanto Benjamin andava de um lado para o outro da entrada enorme, sob um tapete sujo macio, fazendo graça para todos que passavam e paravam para falar com ele.

3º dia: fizemos o passeio do Delta | Tigre por conta. Pegamos um trem e fomos até Mitre, em seguida o trem turístico até Tigre, onde depois de almoçar e passer pela cidade, pegamos um barco e passemos durante uma hora e meia pelo rio Tigre, com uma vista incrível de casas magnificamente arquitetadas. À noite fomos para o Tango! Fomos ao Sabor a Tango, onde mais uma vez o pequeno Ben foi muito bem recebido, não pagou nada, mas teve menu infantil, bebida, sobremesa, tudo incluso como se fosse um pagante. O show em si não me emocionou muito, achei um pouco mecânico demais, mas o que me impressionou e me emocionou de verdade foi ver o Benjamin assistindo ao show. Do momento que começou até o fim, Benjamin ficou hipnotizado. Ele aplaudiu a cada término de apresentação e gritava “êêêêê” como quem dissesse “bravo”. Não podia gravar e nem tirar fotos na hora do show, logo eu registrei esse momento apenas na memória e vou levar no coração pra eternidade. Foi mesmo incrível para a mamãe de primeira viagem aqui.

4º dia: Andamos novamente pela doca de Puerto Madero, tiramos fotos na ponte da Mulher, depois fomos para Plaza Itália numa feira de livros usados, próximo à Av. Santa Fé. Andamos por Palermo, fomos até o mercado de las Pulgas, voltamos para o centro e paramos no tradicional Café Tortoni – um dos melhores cafés do mundo, demos a última voltinha na Calle Florida, jantamos lá perto e fomos para o Hotel.

5º dia: viemos embora. Nosso vôo era às 13:00 e pouquinho, mas nos pegaram 4 horas antes então não deu pra fazer nada além de tomar café da manhã no hotel mesmo.

De volta a cidade da garoa a pergunta que mais ouço é “E Benjamin se comportou bem?”. Meu Ben se comportou muito bem, sem chorar, sem escândalos desde a ida no avião até a volta. Sempre chamando atenção com suas graças, caras e bocas. Comeu super bem de tudo, dormiu muito bem (só que no meio dos pais, pois não quis dormir no berço do hotel), se esbaldou nos banhos de banheira, enfim…ele se divertiu bastante. Eu descobri um pequeno novo companheiro para desbravar esse mundão de meu Deus.

Amei essa viagem. Teve um sabor todo especial. Até já sinto saudades…só fortaleceu meu sentimento do quanto é bom viajar e o quanto quero fazer isso muitas e muitas vezes com meu Ben. Apresentar-lhe outros lugares, pessoas,  diferentes culturas, ares, sabores…fazer descobertas junto com ele e construir uma grande bagagem de memórias desses incríveis momentos.

Anúncios
Deixe um comentário

2 Comentários

  1. Que lindo Gabis, fiquei emocionada com o relato ao final e com as fotos. Fiquei também com remorso de não ter insistido um pouco mais para acompanhá-los nessa aventura. Parabéns pela viagem, será uma eterna lembrança querida na memória de vcs… deve-se repetir com o Ben um pouquinho maior e vc aproveita para fazer as fotos dele nos mesmos locais, só que ele consciente de tantas aventuras que passou com os pais figuras que ele tem!

    Responder
  2. Amanda

     /  15 de outubro de 2012

    Que delicia!!!
    Nao conheci essa livraria, uma pena! Parece ser um lugar incrível!!
    Bjos

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: