A Estrutura da Bolha de Sabão

Paulo Emílio e eu tomávamos um café da manhã quando de repente ele contou que tinha em Paris um jovem amigo físico, o Jean Oury que estudava a estrutura da bolha de sabão. Encarei o Paulo com espanto, a estrutura da bolha de sabão?!… Mas a bolha de sabão não tem nenhuma estrutura, ah! essas bolas eu conhecia desde a infância, quando nos vastos quintais colhia no mamoeiro o canudo mais fino, enchia a caneca d’água com sabão diluído, sentava no chão, mergulhava o canudo na espuma e soprava as belas bolas coloridas. Subiam livres, desafiantes e refletindo a paisagem, o céu… Eu corria atrás das bolhas maiores para protegê-las, o medo que se chocassem na árvore, chegava a gritar, Olha o muro!… Quando tive caxumba levei a caneca para o meu quarto e assim na intimidade descobri que as bolas nasciam maiores mas aumentavam os perigos e eu avisando, Olha o armário, a vidraça! Estouravam e pela parede escorria aquele fio de espuma. E esse físico estudava a estrutura dessas bolhas? Paulo acendeu o cigarro e riu, Acho que você deve conversar com meu amigo… Alguns dias depois o nosso subiu na minha mesa, acomodou-se no meio da papelada, fez romrom e fechou os olhos. Pousei a caneta, acariciei-lhe a cabeça e disse baixinho, Não conte a ninguém, mas descobri, a bolha de sabão é o amor. (Lygia Fagundes Telles – A Estrutura da Bolha de Sabão)

Deixe um comentário

2 Comentários

  1. Toda criança gosta de bolhas de sabão né? A estrutura deve ser mesmo o amor…

    Responder
  2. Gabi, amei o texto, amei as fotos! Bolhas de sabão são mesmo incríveis!!!! Nâo à toa, encantam não só bebês, mas também adultos incrédulos! 😉

    Responder

Deixe um comentário

