Vamos ali e já voltamos!

E aí que na segunda-feira vamos viajar. Considero essa a primeira viagem do meu Ben, mas a verdade é que viajamos para o Rio de Janeiro quando ele tinha um mês de vida (ai meu Deus vou pra sala da justiça). Depois voltamos ao Rio num feriado qualquer e depois no carnaval quando Benjamin ficou bem doentinho lá e não aproveitamos nada. Ele também já viajou na barriga da mamãe para Paris.

Estou considerando essa sua primeira viagem, até por ser por um período maior, mais longe e mais programada. Estou sentindo aquele friozinho na barriga, sabe? Aquela ansiedade. Só nessa semana já verifiquei umas 544 vezes a lista das coisas que precisamos levar (e já estou com aquela sensação de quem está esquecendo algo). Está grande essa lista, viu?! Já chequei umas 388 vezes o roteiro. As passagens. Os documentos. Os dinheiros.

*

Reflexões acerca da Sra. Chupeta. Levar ou não para a viagem? Na dúvida, vou levar uma na bolsa (como se na Argentina não vendesse chupetas). Várias amigas-mães me apoiando com relação chupeta X Benjamin. Muitas incentivando o desuso. Outras incentivando o contínuo. Não sou a favor do uso até os três anos de idade, não. Acho que é uma idade que a criança já entende e fica mais difícil dela largar por conta própria.

A maioria das pessoas acha que Benjamin é muito novinho e que chupeta acalma. Benjamin não pede a chupeta e tem dormido de boa sem ela (percebo que tenho sofrido mais que ele). Uma noite nessa semana, já de madrugada, ele estava acordando várias vezes, reclamando, se virando – devia estar sonhando (e só pela manhã, com os pensamentos organizados, pensei nessa hipótese). Eu estava acordando (assustada) toda hora que ele resmungava e corria lá pra ver. Até que tomei uma decisão automática. Bêbada de sono peguei a chupeta na gaveta da cômoda e enfiei na boca dele. Depois ele ainda resmungou algumas vezes até que dormiu de vez.

Pela manhã, acordei e me dei conta da recaída que tive. Para acalmá-lo dei a chupeta. Penso que a chupeta é calmante para os pais, não?! Para calar a boca dos pequenos, fazê-los ficar quietos, damos chupeta. Quem empurra esse acessório desde cedo para os pequenos somos nós, eles não tem conhecimento de tal calmante. Sem ela como acalmamos os bebês?! Em minha opinião, na base da paciência. Qual a idade certa de tirar a chupeta? Por que a necessidade dela? Qual a explicação do uso acalmar? Existe um fator psicológico? De 0 a 2 anos é a fase de desenvolvimento oral, quando a criança quer conhecer tudo através da boca. Sendo assim, a satisfação física, mental e emocional está lidado a essa fase? (vou pesquisar e ler mais sobre o assunto e volto a falar).

*

Vamos tirar uma mini-férias, mas o Bossa Mãe não ficará abandonado. A novidade é que em outubro, em comemoração ao dia das crianças, vão rolar alguns sorteios de livros e brinquedos educativos infantis. O primeiro será postado na segunda-feira (01/10), então fiquem ligados.

*

Por que livros e brinquedos educativos?

Livros porque já não é segredo para nenhum leitor desse humilde blog, o quanto a autora acredita no poder da leitura. Conhecimento é alimento para alma. Isso é indiscutível.

Brinquedos educativos porque acredito na estimulação para o desenvolvimento motor e psíquico da criança. Ligado ao fato de que, em minha opinião, brinquedos educativos proporcionam o relacionamento com o outro, no caso de jogos.

*

Dia das crianças chegando, logo mais tem Natal e com essas datas vem aquela avalanche de publicidade de produtos aparentemente irresistíveis aos olhos das crianças e dos pais (que tentam, mas nem sempre resistem em satisfazer as vontades dos pequenos). Fica para reflexão esse texto Qual dia das crianças vamos dar para nossos filhos”. Tenho pensado muito nesse assunto. Afinal, escolher quando e o que dar de presente para uma criança que não tem discernimento algum é uma forma de lidar com o consumismo. Como resgatar a importância de certas datas comemorativas, principalmente a do Natal, esquecendo um pouco o apelo comercial?! Como as relações se encaixam nesse contexto?

*

Voltamos na segunda semana de outubro com notícias da nossa aventura em Buenos Aires.

🙂

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: