Toda mãe sente falta de alguma coisa

Toda mãe sente falta de alguma coisa da vida anterior à maternidade. Não precisa ter culpa, amiga. Confessa.

Tem mãe que sente falta de dormir. Essa deve estar no topo da lista. Eu que preciso dormir 19 9 horas por dia, até que não sinto muita falta.

Tem mãe que sente falta de tomar aqueles banhos demorados. Afinal, banho torna-se nosso único momento sozinha, de relaxamento do nosso eu comigo mesma.

Tem mãe que sente falta de ter tempo para fazer unha com calma, sem pressa, sem medo de borrar porque você foi enfiar a chupeta na boca da cria. Quem depois da maternidade não pulou uma semana sem fazer as unhas?

Tem mãe que sente falta de ficar em silêncio. Sem ouvir um piu de filho, de cachorro, de ninguém.

Tem mãe que sente falta de fazer sexo sem interrupções. Quem nunca?

Tem mãe que sente falta de ir ao shopping e consumir roupas só pra ela sem peso na consciência por não levar algo para o filho (a).

Tem mãe que sente falta das amigas-que-ainda-não-são-mães.

Tem mãe que sente falta de sair sem a preocupação de ter que voltar logo porque o filho ainda é pequeno e até porque você quer curtí-lo antes que ele durma.

Tem mãe que sente falta de tudo isso junto e mais um pouco.

Eu sinto falta de uma única coisa, que eu chamaria de master (já que outras vezes senti falta de dormir por mais tempo, por exemplo), mas essa coisa é a que mais me faz falta, que é o que eu responderia se me perguntassem “o que mais você sente falta de quando não era mãe?”, resposta: COMER!

Simplesmente comer em paz. Sem ter que dividir com meu Ben (e não pelo ato de repartir, mas pelo fato dele sempre pegar comida no meu prato e eu ter que ficar atenta se não vai bater e virar o prato, se não vai pegar a faca, o garfo. É mais pelo estado de aflição que me acomete nessa hora).

Comer sem ter ele no meu colo, porque essa é uma das 1001 habilidades que eu (e toda mãe) adquiri (repare, você vê pai comendo com a cria no colo? Não consegue!): comer com ele no colo em todos os lugares que vamos (e aí junta a aflição citada no parágrafo anterior + a forma desajeitada para comer). E para ajudar, Benjamin não fica de jeito nenhum em cadeirão em restaurantes.

Engraçado, que só agora tenho consciência do quão importante e agradável é a hora da refeição. Do quão gostoso é comer sossegada. Saborear a comida. Apreciar o ato de comer. Sem pressa.

Post seguinte
Deixe um comentário

3 Comentários

  1. O que eu mais sinto falta é não ter preocupação/responsabilidades, mesmo sabendo que estão com o pai/avó/avô, não consigo mesmo me desligar, fico o tempo todo será que almoçou tudo, será que tossiu durante a noite, será que ta comendo porcaria no lugar da refeição???

    Responder
  2. Xiii, posso sentir falta de todos?rs Confesso, não sei nem dizer qual deles sinto mais, contudo não voltava atrás por nada, nem que fosse pra reviver um dia apenas. Uma observação sobre o comentário da Isabella, é que eu sinto do mesmo jeito. Já chegaram a me oferecer ficar com as crianças no fim de semana, para que eu e o marido pudessemos fazer uma programação de casal como se eles não existissem, recusei. É impossível fazer qualquer coisa sem ter a consciência de que eles existem e que estão a sua espera, por mais divertido que possa ser pra eles.

    Responder
  3. Carla

     /  17 de outubro de 2012

    Nossa, eu tb sinto falta de tantas coisas….mas o que mais me persegue, e a falta daqueles dias sem preocupação nenhuma, quando eu chegava o trabalho cansada, tomava um banho de 30 minutos, abria uma cerveja e sentava para ver novela comendo alguma porcaria qualquer. O melhor era adormecer com aquela bobeirinha que a cerveja traz e poder dormir ate o dia seguinte. Acho que isso te traduz em liberdade d fazer o que der na telha…..tempo que nao volta mais. Toda mae deveria ter um dia de folg na semana para fazer o que der na telha, nao acha?

    Responder

Deixe um comentário

