A chupeta e a neura da mãe

Faz uma semana que Benjamin não usa chupeta para dormir. Eu não sou muito a favor da chupeta, mas confesso que fui eu que empurrei ela pra cima do Ben. Mas acho que chegou a hora de reparar isso. Em casa ele já a usava muito pouco, basicamente só para dormir. Porém, toda vez que eu buscava ele no berçário me devolviam o menino com a chupeta na boca. Conversei com a pediatra na última consulta. Resumidamente: ela explicou que chupeta acalma e para as tias do berçário era mais fácil, então se eu me sentisse segura, não precisava mandar a chupeta. E quem disse que eu me sentia segura?

Conversei com o marido. Dois dias depois, ele me revelou: não tinha enviado a chupeta. Bingo! Eu não sabia, logo não morri de preocupação. Benjamin ficou uma semana sem levar a chupeta. Há 7 dias, ele dormiu (sem querer) sem a chupeta. Dormiu a noite toda como sempre. Desde então ele está sem. Hoje ele achou a chupeta, colocou na boca e detou no meu colo. Eu disse que era feio, que a gente tinha que jogar fora. Ele tirou, me deu e ficou mordendo o prendedor da chupeta.

De repente fiquei com dó do Benzinho. Ele está bem, risonho, não pediu a chupeta, não teve problema pra dormir. Mas anda um pouco manhoso como andou algumas semanas atrás (mas foi só sair os quatro dentes que estavam nascendo juntos que a manha diminuiu) e está com diarréia. Acho que são os dentes novamente…mas sabe neura (e não culpa) de mãe?! Desde ontem passei a me questionar: Será que ele está sentindo falta da chupeta (e daí a diarréia?!)? Será que não é muito cedo para cortar a relação dele com a bendita? Será que tem tempo certo pra fazer isso? Será que desisto dessa ideia por hora ou sigo já que aparentemente Benjamin não está nem ligando? Se ele estivesse sentindo falta, talvez estivesse chorando, com dificuldade pra dormir, sei lá, daria sinais mais claros, não?

Minha intuição não está me ajudando ou não estou conseguindo ouví-la.

Deixe um comentário

4 Comentários

  1. Cristiane bertuccioli

     /  24 de setembro de 2012

    Gabi…acho q se começou e ele não esta nem aí p a chupeta, fique firme…..

    Responder
  2. Beatriz Godoi

     /  24 de setembro de 2012

    Deixei o comentário no face antes de ler aqui. Também ia mandar vc seguir a sua intuição antes de ler o final do texto…
    É uma decisão muito difícil mesmo. O Lucas largou a chupeta uma vez que ficou doente; não pediu, eu não dei mais. Quem sentiu mais fui eu, pois ele largou o paninho também e ela ficava tããão lindo cheirando o pano, mas ele já tinha dois anos e meio. A mamadeira foi mais difícil, tinha tres e meio e ele ia dar para o papai noel. Quando estava com ela na mao, sabendo que seria a sua ultima mamada, apareceu um amigo do meu irmao vestido de papai noel por mera coincidencia. Pois ele foi correndo pro quarto esconde-la. Mas tambem, no dia seguinte nao pediu mais e talvez por isso eu nao tenha sofrido. Acho que deve fazer como esta fazendo mesmo, se ele chorar pedindo, de, senao, nao de, mas nao deixe ele ve-la, pelo menos na sua casa. Ja no berçario vai ter que contar com a paciencia das cuidadoras mesmo…

    Responder
  3. Ler seu post me fez pensar na minha bebê. Ela tem um ano e dois meses e também não queria a chupeta quando nasceu. Depois de uns bons meses pegou, mas só pra dormir. Em casa só dou nessa hora, mas já sei que no berçário ela serve de calmante. Tenho pensado em tentar tirar, até pra ela nõ acostumar a chupar em outras situações, mas fico com um pouco de medo. Vc me deu um ânimo e acho até que vou fazer umas tentativas por aqui. Quanto ao Ben, parece que a manha é só por causa dos dentes mesmo (a minha também tem isso, manha, assadura, diarréia e até febre), acho que vai ficar super bem sem a chupeta. Já é um moço! Bj

    Responder
  1. Coisas que farei diferente com meu 2º filho | bossamae

Deixe um comentário

