Sorteio: Livro – A maternidade e o encontro com a própria sombra

Na gestação somos abduzidas por tanta informação de enxoval, decoração, o que levar e como montar a bolsa para maternidade… Tantos livros indicados sobre primeiros cuidados com o bebê, como amamentar, dicas para fazer o bebê dormir, 101 coisas do que não fazer para não deixar a cria mal acostumada… Tantos cursos de gestante que também só fazem falar sobre os primeiros cuidados: banho, higiene, como dar de mamar… blá, blá, blá. Junta o fato de ser mãe de primeira viagem + hormônios descontrolados, não sabemos distinguir o que de fato é importante.

Curso de gestante, por exemplo, na minha opinião – eu que nunca tinha segurado um bebê recém-nascido, muito menos trocado fralda – é totalmente dispensável, dinheiro jogado fora! Não fiz, não me arrependo, se me perguntam eu respondo “não faça”. Se tivesse feito, com certeza, faria parte da lista “coisas que me arrependo da gestação”. Devia existir aqui no Brasil um trabalho como o da autora do livro,  Laura Gutman – o grupo Crianza. E os “fornecedores” desses cursos de gestante deviam ter vergonha por oferecer e cobrar por um serviço como esse, que deveria ser no mínimo gratuitamente obrigatório em maternidades (aliás, se ninguém te contou, após o nascimento, a enfermeira te ensina dar banho, trocar e dar de mamar).

Enxoval e decoração. Depois descobrimos que nem tudo o que consumimos é tão essencial. Mas vamos considerar que é mesmo quase impossível frear uma mãe de primeira viagem. Queremos comprar tudo! Quem nunca? Na primeira gestação achamos toda informação importante e relevante, consumimos o máximo de informação que pudermos: revistas, internet, livros. Mas tudo é novo e vamos descobrindo aos poucos o que é relevante ou não.

O que é importante? É compreender e nos preparar para toda transformação que acontece com a chegada da maternidade, dentro e fora de nós: a nossa nova realidade emocional. “A maternidade e o encontro com a própria sombra” é um livro que considero completo e esclarecedor. Laura virou tipo o meu Deus. Descobri esse livro por indicação da Isis, do blog Duas Linhas Paralelas. Já falei dele nesse post aqui. Sério, é livro de leitura obrigatória para quem está se aventurando na vida materna. Ele muda a gente, transforma nossos conceitos.

Eu poderia estar dando de presente para uma amiga-mãe-grávida real, poderia estar pegando o livro pra mim, poderia estar vendendo no sinal de trânsito, mas é com um carinho imenso (isso é de corpo, alma e coração, tenho uma relação de amor com os livros) que essa semana tenho o prazer de sortear um exemplar para as leitoras do Bossa Mãe.

Bora participar e divulgar para as amigas mães?!

Para participar do sorteio, siga os passos:

  1. Escreva seu nome num papel e coloque embaixo do santo de sua preferência. Deixe seu nome no comentário desse post;
  2. Pule sete ondas. Curta a fan page do Bossa Mãe no facebook;
  3. Coma 12 gominhos de uva. Curta a fan page da Editora Reccord no facebook;
  4. Faça um pedido. Fique na torcida.

As inscrições poderão ser feitas até o dia 21/09, sexta-feira. Você tem 5 dias para se inscrever e indicar para as amigas grávidas (ou já mães). Se você já leu (ou já tem o livro ou não gosta de ler), participe e tenha a oportunidade de presentear uma amiga-mãe especial.

O resultado será publicado dia 23/09, domingo.

Boa sorte!

Deixe um comentário

14 Comentários

  1. Rafaela Arabe Milanese

     /  17 de setembro de 2012

    Eu quero! Rafaela Arabe Milanese.

    Responder
  2. Camila Salmazio
    Essa é minha chance de ler esse livro!!!
    Dedos cruzados

    Responder
  3. Maressa

     /  17 de setembro de 2012

    Maressa Rocha!

    Muito obrigada pelo livro “Pequena Fábula”! chegou em casa suuuuuper rápido, e meu filho (1 ano e 5 meses) simplesmente amou!! Adoramos!

    Responder
  4. Fabiane

     /  17 de setembro de 2012

    Eu quero!!!!
    Fabiane Cezar Costa de Almeida!

    bjssss

    Responder
  5. letícia

     /  17 de setembro de 2012

    Fiquei com muita vontade de ler esse livro!
    Vou torcer para ganhar!!
    beijos!
    Letícia Beretta

    Responder
  6. Paola Izzo

     /  17 de setembro de 2012

    Queerroo…
    Paola Izzo

    Responder
  7. Eu querooo!!

    Karina Norberto

    Responder
  8. Claudia Dal Ri

     /  18 de setembro de 2012

    Eu quero!
    Claudia Dal Ri

    Responder
  9. Mariana de Almeida Martins

     /  18 de setembro de 2012

    Eu quero! Mariana de Almeida Martins

    Responder
  10. Quero muito ler este livro, já me falaram super bem dele e eu ainda tenho 2 meses prá processar a informação =)

    Responder
  11. Lizandra

     /  20 de setembro de 2012

    Quem sabe tenho sorte novamente!!!!

    Responder
  12. Mislene

     /  20 de setembro de 2012

    Nossa Gabi, concordo em número, genero e grau com suas colocações. E bem isso mesmo, inclusive o primeiro e mais importante conselho que recebi do meu gineco foi: Ouvido de grávida é penico, portanto, não deixe se apossarem dele como tal pois você vai enlouquecer. E realmente é verdade. Escutei tanta baboseira, tantos conselhos absurdos e por mais que eu tentasse não dar ouvidos, alguma coisa escapava e passava pelos meus pobres tímpanos…ah se eles pudessem falar…rs
    Na primeira gestação a gente se deslumbra, quer comprar tudo o que vê pela frente porque a ansiedade e até a falta de experiencia nos faz agir assim. Bom, nesta minha segunda vez estou agindo totalmente diferente, aliás, até muito relaxada com as coisas que me cercam a respeito. Os ouvidos estão super vacinados e minha compulsão bem mais controlada. Acho que a maternidade realmente nos transforma e na segunda vez a gente é esculpida e consegue reparar e corrigir os erros da primeira, ou seja, nos transformamos sempre e cada vez (na minha singela opinião) pra melhor.

    Responder
  13. Mariana

     /  21 de setembro de 2012

    otimo livro!
    mariana monici

    Responder
  14. Eu quero, vamos tentar novamente…

    Responder

Deixe um comentário

