Livros: aliados na formação e educação de crianças – Dica da Magazine Luiza

Recebemos esse artigo criado pela equipe do Magazine Luiza exclusivamente para Bossa Mãe – que acredita no poder dos livros na formação e educação dos pequenos.

*

Promover uma infância feliz, que permita um desenvolvimento satisfatório dos pequenos, é um dos principais objetivos e preocupações dos pais. Essa formação pode ser facilitada por meio de brinquedos e brincadeiras específicas, conhecidas popularmente como “pedagógicas” ou “educativas”.

Assim, o ato de brincar, mais do que uma atividade lúdica, permite que a criança desenvolva suas habilidades, teste seus limites e, em suma, aprenda, literalmente, brincando.

Para desenvolver o lado cognitivo dos pequenos, desde a primeira infância, é possível trabalhar a imaginação e a criatividade com livros, que proporcionam estímulo para todas as idades. As crianças que têm acesso a estes recursos aprendem a reconhecer as cores, letras, números e formas, desde pequeninas. Além disso, os livros ajudam a desenvolver a capacidade de diferenciar figuras e trabalham a memória.

Para bebês e crianças de até 1 ano, os livros mais indicados são aqueles com cores vivas e vibrantes e confeccionados com plástico, que podem ser manuseados durante o banho. Os que são em 3D, com as figuras ‘saltando’ das páginas também são ótimos para os pequenos com menos de um ano.

A partir do primeiro até o terceiro ano, a criança deve ser exposta a livros que mexam com sua imaginação e criatividade. Essa é a fase em que os pequenos experimentam vários papéis, é a fase do faz-de-conta e não deve ser restringida. Contos de fadas, histórias com heróis e enredos fictícios são os ideais.

Como ainda não sabem ler, os pais podem ler e contar as histórias, o que trabalha a imaginação dos pequenos. Além disso, é possível incluir fantoches, máscaras, kits de pintura e de desenhos, assim como instrumentos musicais, na lista de brinquedos e brincadeiras.

Outras possibilidades são os livros com dedoche, que permitem que, além da história contada, a criança crie a sua. Os livros com áudio em CD ajudam a moldar a atenção, do mesmo modo que os livros com visor “mágico” e os de colorir estimulam a imaginação.

 

Brincadeiras saudáveis que deixem a imaginação fluir | Via Norma Dutra

Depois dos cinco anos, as crianças já podem ler livros com pequenos textos e desenhos mais elaborados.

Além de trazer ensinamentos, oferecer livros às crianças desde muito pequenas as ajudará na escola e no aprendizado. Assim, será criado o hábito da leitura, bem como o da exploração de outros recursos. É comprovado cientificamente, quem lê mais se sai melhor em testes. E o mesmo vale para escola e na vida.

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: