Leite é amor, Doar também é.

Nunca vou esquecer quando amamentei o meu Ben pela primeira vez. Considero a primeira vez o terceiro dia após o parto, quando meu seio passou a encher, encher, encher de leite. Antes disso foi bem esquisito, porque saía só o tal do colostro e até o bebê pegar de jeito existe certo desconforto para mãe. A sensação de aninhar seu bebê em seus braços, amamentá-lo, o jeito como ele te olha, a forma como posiciona sua mãozinha tão pequena em seu seio, é indescritível e emocionante demais.

Durante o primeiro mês do meu Ben, pensei que ficaria sem leite. Fiquei com muito medo, mas não passou de um susto e fui muito bem orientada pela pediatra. Como descrevi aqui (Amamentar – uma das experiências mais incríveis da vida materna) tive bastante leite e por vezes pensei em doar. Não doei. E me envergonho disso, principalmente, quando lembro da minha volta ao trabalho: hora do almoço, peitões cheios, retirava 300ml de cada, não tinha aonde armazenar e qual era o destino dessas 2 latinhas de coca-cola…?! A segunda retirada eu não fazia, ficava segurando (peitão estourando) até chegar em casa, quando aí sim eu retirava e armazenava para mandar pro berçário. E então me entregava completamente para meu Ben, seguindo as habituais mamadas noturnas.

Boquinha mais gostosa. Saudades.

Não tive orientação e as poucas informações que obtive foram através de pesquisa na internet. Assim como bancos de sangue, existem bancos de leite. Assim como milhões de pessoas precisam de sangue, existem milhões de bebês prematuros e de alto risco em UTIs precisando de leite materno. Por exemplo, ao contrário do que eu pensava, vários bancos de leite fornecem os recipientes adequados para que você possa armazenar o leite. Assim como alguns bancos de leite, fornecem também a bombinha para você retirar o leite. Os caras coletam e fazem a distribuição do leite doado.

Os benefícios não podiam ser melhores, todo mundo sabe: o leite materno tem nutrientes únicos fundamentais que evitam doenças ao longo da vida. Em poucas palavras, se você é mãe e tem leite, além de amamentar seu filho, você pode salvar vidas. Amamentar é estreitar vínculos, é cumplicidade, é um gesto de amor. Doar é um gesto de amor, generosidade e compaixão.

***
Esse post faz parte da Blogagem Coletiva, com objetivo de incentivar a doação de leite materno aos Bancos de Leite. Uma iniciativa do blog Mil Dicas de Mãe, que Bossa Mãe apóia.

Hoje você encontra informações sobre doação de leite aqui.

Deixe um comentário

5 Comentários

  1. Oi, Gabi! Adorei seu recadinho! Sobre o leite materno, tudo o que eu penso sobre isso é que quero fazer diferente no próximo filho.. se houver próximo filho. 😉 Porque o Lucas mamou só até os quatro meses, porque eu insisti muito, senão ele tinha parado no terceiro. Porque eu acho que foi pq eu limite a mamada dele de 3 em 3 horas, ao invés de optar pela livre demanda. Não sei ainda o que é certo, o que é melhor. Mas sei que quero fazer diferente… e entre as escolhas, está a doação de leite. 😉 Com certeza! Beijos!!

    Responder
  2. Que lindo o seu relato, transmite muito amor, parabéns.
    Também estamos participando da blogagem coletiva! Passa lá para dar uma lida, nossa história foi bem diferente da sua, mas no final estamos todos bem.
    Beijos,
    Tati
    http://amigosdefraldas.blogspot.com.br/

    Responder
  3. Adorei seu post. Eu errei muito, achei q tinha pouco leite. Continuo amamentando fazendoi relactação. Meu post está no meu blog: http://matheusmeucoracao.blogspot.com.br/

    Responder
  4. Gabi, também não doei. Não tinha excesso de leite, mas concordo com você que se soubessemos mais a respeito da amamentação faríamos muitas coisas diferentes. Por isso acho legal dividir a nossa experiência com quem está nessa fase. Amamentar é muito bom, de verdade! E um super parabéns pra Nívea que teve essa iniciativa, não é mesmo? Um grande beijo. Gisa Hangai . http://www.maebacana.com.br.

    Responder
  1. Blogagem Coletiva: Leite é Amor : Mil dicas de mãe

Deixe um comentário

