Da série: Organização festa de aniversário – obrigada, pelo presente!

Tem uma coisa que não gosto é dessa modernidade de chegar em festas e deixar o presente do aniversariante numa caixa, localizada estrategicamente na porta. Se eu comprei um presente para você, foi porque você realmente é uma pessoa querida. E sempre quando compro presentes, procuro buscar algo que eu acho tem a ver com a pessoa. Não compro presentes por comprar. Procuro algo especial. Ultimamente, tenho feito anotações de sugestões de coisas que vejo e me lembram alguém (porque quando precisamos, AQUELE presente, nunca surge).

Enquanto produzia a festa de um ano do Benzoca, me vi perguntando várias vezes ao marido como seria a logística dos presentes. Eu queria abrí-los na hora. Na frente do convidado. Se eu não gosto que façam isso, como poderia fazer o mesmo?! No mínimo, deselegante. Pensei, pensei e não chegava numa saída até que resolvi: vou abrir todos os presentes. Benzoca ainda é pequeno, dá para abrir, agradecer e guardar na tal caixa (ou saco), no próximo ano vejo como faço.

Chegamos na festa do meu Ben com uma hora de atraso. O ambiente já estava tomado pelos convidados, me atrapalhei toda cumprimentando todo mundo, mostrando o Ben, com o aparelho de som que ainda precisava ser instalado e…não consegui abrir os presentes. O marido até me puxou de canto porque uma das convidadas queria que abríssemos o presente dela e ele me questionava como deveria proceder, respondi “abra o presente, oras”. Ele abriu junto ao Benjamin e era a Galinha Pintadinha. Benjamin gostou tanto. Eu no lugar da convidada, também ia querer ver a reação dele. Fiquei chateada em não abrir os outros presentes e na hora pensei: farei uma lista de cada presente com o nome do convidado ao lado, depois ligo e agradeço cada um deles. No mínimo, elegante.

Dia desses um amigo perguntou “Benjamin gostou do presente?”. Caiu a ficha. Adivinhem…Não fiz o que havia pensado. Não agradeci os presentes. Benjamin ganhou vários brinquedos e roupas bacanas, de verdade mesmo! E eu gostaria muito que as pessoas vissem a minha reação de “olha isso que legal, adorei!!! (também teve aquelas exceções, tipo, foi melhor a pessoa não ver a minha cara. Quem nunca?).

Sei que nos próximos anos vai ser mais difícil ainda abrir os presentes na hora. Imagina, você abre, o aniversariante quer brincar na mesma hora, junta os amiguinhos, e…sabemos que isso não dá certo. Mas como dava na nossa época? Lembro que minha mãe deixava eu abrir todos os presentes na hora que os recebia. Não sei, ainda não achei a equação disso. Alguém?

Nesse frenesi das festas modernas, o jeito é achar uma forma elegante de agradecer. Então da mesma forma que você envia o convite de aniversário antes da festa, que tal enviar um cartão de agradecimento após a festa? Nos EUA é uma prática comum e se chama “thanks cards”. É tão simples, basta pegar o mesmo layout do convite e colocar um agradecimento. Você demonstra respeito e carinho pelo convidado. Vale enviar um e-mail. É no mínimo de bom tom.

Vou ter que esperar mais um ano para me redimir e abrandar essa culpa que estou sentindo (quase dois meses) pós-aniversário. Então fica a dica. Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço.

Deixe um comentário

2 Comentários

  1. Natalia

     /  15 de agosto de 2012

    E ainda hoje pensei. Nossa preciso mandar o presente do Ben pelos correios. Daq a pouco nem serve mais. Tava programado p entregar qdo viessem pro Rio mas aí vcs nao vieram 😦
    E eu n posso mais viajar, vou dar um jeito de mandar pro Piffer.

    Ahhh o thanks cards eh super legal, eu IA mandar qdo casei pros convidados. IA né? Pq me enrolei e dps desencanei, já tinha passado o timing.
    Pior que ele estava pronto pra imprimir.
    Mas fiz uma coisa que me ajudou muito, tirei foto do presente com cartao de quem tinha dado de todos os presentes. Mas funciona p casamento só, se eu pensar em algo p niver de criança te falo 🙂
    Bjs

    Responder
  2. Natalia

     /  15 de agosto de 2012

    Pensei mais um pouco e lembrei como minha mae fazia. Ela tirava foto minha com presente já aberto ou nao, com o casal que tinha dado.
    Fica registrado convidado, presente, tudo. É rápido e prático.
    Bjs

    Responder

Deixe um comentário

