O discurso

Sábado foi aniversário e festa de um ano do meu pequeno Ben! Eu muito envergonhada, fiz um discurso antes do parabéns e agora deixo registrado aqui.

“Eu tive muito medo durante a minha gravidez inteira. Fora meus medos de agulhas, hospital e afins, tive medo de colocar um filho no mundo, de deixar de ser filha para ser mãe, de deixar de ser uma pessoa individual pra me tornar o mundo de alguém, das responsabilidades e do turbilhão de emoções que acompanha a maternidade. Afinal, ser mãe é um percurso sem volta. E é natural sentirmos medo do desconhecido. Nesses últimos dias eu tenho revivido essa data de hoje e aí me dei conta de como foi gostoso sentir aquele medo que me abraçou no dia 16/06/11, por volta das 16:30. Era um medo com sabor de ansiedade – bem definido numa leitura que fiz dia desses – “aquela sensação de que se está prestes a pular no desconhecido, mas quando se sabe que o lugar do tombo vai ser fofinho e cheiroso. Como talco de bebê.” Ah, eu caí nessa como uma pluma. Acho que estou me saindo bem. A maternidade é uma experiência incrível, cheia de surpresas, alegrias incalculáveis, descobertas, pequenezas, algo sublime, mas também pavorosa, difícil, cheia de medos. Mas é além de tudo um aprendizado diário. Principalmente, no que se diz respeito ao amor e a doação. Ser mãe é doar-se integralmente e verdadeiramente para o outro. Então, eu quero agradecer a minha mãe por ter me colocado no mundo, por todo o amor que me dedicou, pela liberdade de escolha que sempre me foi dada, e agradecer também por todos os dias da minha licença maternidade que ela atravessou a cidade de metrô, pra cuidar de mim e do Benjamin.

E quero dizer ao Benjamin que eu não me esforço para ser uma mãe perfeita, mas me esforço para ser a melhor mãe que ele poderia ter. E que ele não vai se arrepender de ter me escolhido como mãe.”

É isso. A festa foi linda. Meu Ben curtiu muito e parecia entender que a festa era para ele e com certeza sentiu todo o amor que estava no ar. Depois vou postar mais detalhes. Por hora, deixo uma fotenha da mesa.

20120618-114107.jpg

Deixe um comentário

1 comentário

  1. Juliana

     /  20 de junho de 2012

    Gabi,

    Minha nossa, seu “Bem” já fez 1 ano!!!!! Que lindo, deve estar um meninão, né!?

    Parabéns ao baby pelo ano completo de vida e aos pais, por se tornarem pais…..Amei seu discurso, tenho certeza que o Bem não poderia ter mãe melhor.

    Passa depois todos os contatos de forncedores da festa, heim. Minha bebê está prestes a completer 7 meses, e logo mais sou eu comemorando esse 1 ano de alegria.

    Parabéns e felicidades!

    Bjus
    Ju Favaron

    Responder

Deixe um comentário

