Livro: A panela amarela de Alice

Eu já disse que sou péssima pra comer e não me orgulho disso. Antes do Benjamin eu nem ia à feira. Não conhecia nada de verduras, só o básico de legumes e frutas. Mas filho transforma mesmo a gente em todos os sentidos…Agora eu sinto prazer em cozinhar. Muito estranho isso. Eu compro livros de receita (!!!), principalmente com receitas para crianças.

O último adquirido foi “A panela amarela de Alice, da Tatiana Damberg. Um livro pequenininho, despretensioso, uma gracinha que traz a vivência e as memórias de cozinha e maternidade da Tatiana, que me pareceu uma pessoa delicada, carinhosa, cozinheira de mão cheia, daquelas que cozinham com amor maiúsculo.

As receitas – fáceis e rápidas de fazer – são todas criadas por ela. A escritora mostra que podemos ser criativos mesmo na simplicidade e que comida de bebê não precisa ser sem graça. Fiquei encantada com o livro, que se tornou pra mim mais uma prova de que podemos ser diferentes com nossos filhos e que podemos sim apresentá-los de forma prazerosa ao mundo da alimentação. Basta ter consciência.

Já fiz três receitas. A primeira: Abóbora, maçã e frango – meu Ben simplesmente amou. Ele comeu tudo e lambia os lábios (eu também gostei!) A segunda: Grão de bico com frango – ele também pareceu gostar. A terceira: frango com abóbora e quiabo – ele não gostou muito dessa, mas acho que tive culpa. Eu não gosto de quiabo (nem experimentar eu quis) e fiz a receita com isso na cabeça. Ele não comeu tudo, fechou a boca, negava com a cabeça. Duas coisas que aprendi recentemente: 1. devemos oferecer a mesma comida até 13 vezes para a criança. Ou seja, vou fazer outras tentativas com essa mesma receita. 2. quando a mãe não gosta de determinado alimento, deixar o pai (ou outra pessoa) alimentar a criança. Essa dica valiosa foi das “chefs” Roberta e Monica, Comer para Crescer. Acredito que isso inibe um pouco a influência do gosto da mãe sobre o gosto do filho.

Depois eu transcrevo as receitas aqui no blog. A Tatiana também escreve no Mixirica.

*

Em tempo, amanhã (02/06) vai rolar o lançamento do livro “São Paulo com Crianças”, da Mariana Della Barba, autora também do site Mãe da Rua. Ela é jornalista, mãe-de-dois, e desbrava São Paulo como ninguém com seus filhotes.

Aonde? Livraria Cultura do Conjunto Nacional – ótimo lugar para ir com as crianças.
Que horas? Às 11:00.
E porque ir com as crianças? Além de ser uma livraria com um espaço maravilhoso para os pequenos, o evento terá várias atividades: Roda de música e oficina de instrumentos de sucata com a Casa do Brincar, brincadeiras em inglês com a SPICE Kids, brindes da Kids In e quitutes da Tammy Montagna.

Eu estarei lá com meu Ben.

Fica a dica.

Deixe um comentário

3 Comentários

  1. Estava pesquisando mais informações sobre o assunto e encontrei este artigo, muito bom, parabéns. Tenho um blog também onde escrevo sobre artigos similares. Adoraria se pudesse acompanhar o meu blog e conhecer nosso trabalho. Meu blog: http://balkansnobrasil.blogspot.com

    Responder
  1. Receitas para o final de semana « bossamae
  2. Livro: São Paulo com crianças – Turismo, cultura e diversão na maior cidade do Brasil « bossamae

Deixe um comentário

