Livro: Pais inteligentes enriquecem seus filhos

Eu já li Casais Inteligentes enriquecem juntos e recentemente o marido ganhou de presente de aniversário o Pais Inteligentes enriquecem seus filhos, ambos do autor Gustavo Cerbasi.

Há que não gosta da ideia de ter uma disciplina na escola sobre educação financeira. Embora, eu acho que essa é uma responsabilidade dos pais, acho interessante incluir o tema no currículo escolar das crianças. Afinal, é de pequeno que se aprende.

Os pais devem preparar os filhos para a vida e aprender sobre educação financeira é importante. Dinheiro implica fazer escolhas e é essencial que a criança aprenda isso. Sabemos que dinheiro não traz felicidade, mas ele gera bem estar, qualidade de vida, segurança, tranquilidade, etc.

Gostei muito do livro. Apesar de ainda não estar na época de aplicar as dicas que ele sugere, achei válido para começar a colocar – desde já – em prática algumas sugestões na minha vida de mãe. Porque como bem diz o autor “oferecer conhecimentos sem praticá-los (habilidades) não leva a lugar nenhum. Praticar sem ressaltar sua relevância (atitude) empobrece o aprendizado. Da mesma forma, a prática sem conhecimento induz a erros...”

O livro fala sobre seis princípios fundamentais da educação financeira: valorizar, celebrar, orçar, investir, negociar e equilibrar; as seis atitudes fundamentais: ensinar todos os dias; com diversão; pelo exemplo; com justiça; com humildade; e ensinar com carinho. Tem sugestão de como pode ser dada a mesada; de investimento para os estudos do filho; negociação; dicas de como reagir diante do pedido “me dá um dinheiro”; a utilização do cofrinho; enfim, é cheio de orientação pertinente.

As dicas são válidas para praticá-las a partir de 5 anos do filho. Porém, indico a leitura até para reeducação financeira dos pais. Como diz no livro “o que esses filhos serão e farão no futuro dependerá quase exclusivamente das escolhas que esses pais fizerem durante seu desenvolvimento”.

#ficadica

Anúncios
Post anterior
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: